☝️Dedo podre = Expressão popular que faz jus aquele indivíduo que não faz boas escolhas.
Vamos cortar o dedo? Ou ter melhores decisões?
Uma vez que fazer uma escolha ou ser forçado a tomar uma decisão sempre fará parte das nossas vidas, a melhor coisa que você pode fazer é dominar essa habilidade.
1️⃣ Pense nos resultados
Ao contrário do que muitos acreditam, um dos principais passos para fazer a escolha certa é pensar no resultado que queremos ter após fazer essa escolha.
Em nossa vida profissional, podemos ter que escolher entre duas ofertas de emprego: uma com melhor salário e outra com melhor plano de carreira. Baseados no resultado que desejamos alcançar e o que é importante para nós, podemos tomar a decisão correta.
2️⃣ Utilize experiências e aprendizados passados
Somos sempre encorajados a aprender com nossas experiências passadas. Por isso, não existe melhor momento para aplicar esse aprendizado do que fazer uma escolha. Assim, por exemplo, se tivermos que escolher entre duas opções parecidas, devemos olhar para trás e refletir nas escolhas que já fizemos. Foram boas escolhas? Poderiam ter disso melhores? O que quer que tenhamos aprendido anteriormente, devemos aplicar isso agora.
3️⃣ Tenha opções padrão
Quanto menos tivermos que fazer (sobre coisas que não têm importância), mais poderemos fazer (sobre coisas que realmente importam). É por isso que vale a pena ter opções ‘prontas’ para utilizar em certas circunstâncias. Quanto menos decisões de pouca relevância você tomar, mais seu cérebro poderá se dedicar às escolhas que realmente importam.
Por que perder tempo com decisões irrelevantes na sua vida?
4️⃣ Saiba a diferença entre urgente e importante
Uma decisão urgente é algo que precisa ser feito imediatamente, por exemplo, ao entrarmos no elevador, precisamos apertar o botão do andar para o qual desejamos ir. Uma decisão importante é algo que precisamos considerar com cautela, após analisar e processar os fatos.
5️⃣ Pense fora da caixa
Só por que você tem várias escolhas, não significa que deve escolher uma delas. Às vezes é possível escolher mais de uma, ou talvez não. Aceite que você nem sempre tem as respostas.
Exercite a criatividade como se fosse um músculo, busque maneiras criativas de se conectar com as pessoas.
Seja curioso e inovador em suas decisões.
Faça a melhor escolha para você e para a sua vida!
Consultoria de RH com gestão corporativa e estratégica para as empresas e suporte para profissionais, gerando conhecimento e atualização.